NOSSO TIMAÇO!
Conselho Fundador
Ana Clara Telles
Internacionalista, doutora em Relações Internacionais pela PUC-Rio e Especialista em Análise de Políticas Públicas pela UFRJ. Trabalha há 13 anos no terceiro setor, com os temas de política de drogas, justiça criminal e segurança pública. Atualmente, é Oficial de Programa nas Open Society Foundations, apoiando organizações que lutam contra a violência letal e pelo acesso a direitos. É cofundadora do Movimentos, organização favelada que discute política de drogas a partir da perspectiva da juventude periférica.
Gelson Henrique
Cofundador da Iniciativa PIPA. Ativista pelos Direitos Humanos há 7 anos. Cientista Social e Mestre em Políticas Públicas. Reconhecido pela ASHOKA como Jovem Transformador da Democracia. Tem experiência em gerenciamento de projetos, gestão pública e articulação institucional.
Marcelle Decothe
Mulher preta periférica, formada em defesa e gestão estratégica internacional pela UFRJ, tem mestrado em políticas públicas em direitos humanos (PPDDH/UFRJ) e atualmente é doutoranda em sociologia pela UFF. Atua como Gestora de Programas no Instituto Marielle Franco, educadora popular, pesquisadora de gênero, raça e violência. É cofundadora do movimento Favelas Na Luta, faz parte da Coalizão Negra Por Direitos e do Fórum de Juventudes do Río de Janeiro. Tem 10 anos de experiência em atuação no terceiro setor, com passagens na gestão pública e na produção de campanhas eleitorais para mandatos legislativos.
Raull Santiago
É cria do Complexo do Alemão e um dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela revista WIRED (2020). Gestor de projetos sociais do terceiro setor, consultor de marketing, ativista pelos direitos humanos, mudanças climáticas, negritudes e empreendedor, CEO da Agencia Brecha - Hub de inteligência de Favela. Embaixador de água AMA e conselheiro de diversas iniciativas sociais. É fundador da INICIATIVA PIPA.
Equipe
Gelson Henrique
Diretor Executivo
Cofundador da Iniciativa PIPA. Ativista pelos Direitos Humanos há 7 anos. Cientista Social e Mestre em Políticas Públicas. Reconhecido pela ASHOKA como Jovem Transformador da Democracia. Tem experiência em gerenciamento de projetos, gestão pública e articulação institucional.
Marcelle Decothé
Diretora de Sustentabilidade
e Estratégias
Mulher preta periférica, formada em defesa e gestão estratégica internacional pela UFRJ, tem mestrado em políticas públicas em direitos humanos (PPDDH/UFRJ).
Foi chefe da Assessoria Especial do Ministério da Igualdade Racial, foi Gestora de Programas no Instituto Marielle Franco e é educadora popular, pesquisadora de gênero, raça e violência. É cofundadora do movimento Favelas Na Luta, faz parte da Coalizão Negra Por Direitos e do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro. Tem 10 anos de experiência em atuação no terceiro setor, com passagens na gestão pública e na produção de campanhas eleitorais para mandatos legislativos.
Carla Ninos
Coordenadora de Comunicação
Coordenadora de Comunicação da Iniciativa PIPA, mulher negra, de terreiro e amazonida. Graduada em Letras e em Jornalismo, tem 16 anos de profissão, passando por redações de TV, rádio, impresso, revista, sites e agências de comunicação e publicidade.
No terceiro setor, trabalhou em organizações não-governamentais voltadas para a temática socioambiental. E, ainda, trabalhou com populações indígenas, quilombolas e da agricultura familiar dos estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso.
Nildamara Torres
Coordenadora de Pesquisa
Coordenadora de Pesquisa da Iniciativa PIPA, mulher preta, antropóloga, doutoranda em Ciências Sociais pela UERJ.
É pesquisadora do grupo CORRE: Experimentações etnográficas em territórios Urbano da UFRRJ. Há 7 anos atua na área Socioambiental, e de Direitos Humanos através de ONGs e Coletivos. Tem experiência com Povos e Comunidades tradicionais, situação de rua e segurança alimentar e nutricional.
Andrey Chagas
Coordenadore de Operações
Coordenadore de Operações da Iniciativa PIPA, Amazônida, Doutorande e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, tem formação em Relações Internacionais e Administração. Pesquisa relações de gênero, sexualidades e racialidades na Amazônia; Relações culturais afro-indígenas e territorialidades Amazônidas.
Dayanne Soares
Assessora de Comunicação
Assessora de Comunicação da Iniciativa PIPA, mulher negra e lésbica, nascida e criada no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo. Futura jornalista por formação, apaixonada por design e produção de conteúdo. Atualmente é estudante de jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com 4 anos de experiência em criação, planejamento de conteúdo e design, colaborando na criação de artes para diversos tipos de mídia, incluindo sites, criação de identidades visuais e peças para redes sociais.
Annandra Lís
Assistente de Mídias
e Comunidades
Nascida em Utinga, Bahia, na Chapada Diamantina, e bairrista apaixonada por sua terra, atualmente reside em Salvador. Comunicadora, se coloca no mundo como uma criativa. Com experiência em planejamento e criação para mídias, atuou como redatora e revisora em agências, jornais e publicações literárias. Além disso, trabalhou como produtora, designer e em outras linguagens da comunicação. Sempre conectada às culturas populares, pesquisa cultura, território, memória e identidade na Universidade Federal da Bahia, onde cursa a graduação em Comunicação - Jornalismo. Também é artista, escritora, com alguns escritos publicados e estudante de música.
Gilvana Santos
Assistente de Operações
Assistente de Operações na Iniciativa Pipa, coordenadora da Moradia Popular no Rio de Janeiro. Ela luta por moradia digna e pelo direito à cidade e é técnica em contabilidade. Na sua trajetória fez parte do quadro técnico de diferentes setores no poder público e possui experiência administrativa de projetos no terceiro setor.