top of page

Acerca de

VERDE.png
movimentonegro.jpeg

Carta Aberta à Filantropia Brasileira

MESCLA_5.png

Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando momentos turbulentos: além de ser um dos países mais afetados pela pandemia global de COVID-19, estamos lidando com uma grave crise política e econômica que afeta, sobretudo, as pessoas negras e indígenas, que vivem nas nossas favelas, periferias, nas aldeias, nos quilombos, nos assentamentos, nas regiões ribeirinhas.

Para nós, periferia é o todo, o lugar onde as populações historicamente marginalizadas resistem e produzem soluções com pouco, impactando o futuro de um país que pertence a negros, indígenas, mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Fomos nós, coletivos, organizações e movimentos periféricos do Brasil, quem lideramos a  linha de frente para garantir que nosso povo tivesse condições mínimas de sobrevivência. Nos últimos dois anos, nós nos articulamos para levar comida, informação e proteção às nossas famílias e comunidades, fazendo um trabalho que os governos não conseguiram ou se omitiram a fazer.

Nesse momento, foi fundamental contar com a parceria do investimento social privado e da filantropia brasileira, que chegou junto e mostrou capacidade de colaboração com as favelas e periferias do Brasil. Segundo o Censo GIFE, em 2020 foram mobilizados no país cerca de $5,3 bilhões de reais para a sociedade civil, um resultado inédito para o setor - e, certamente, um investimento sem precedentes em coletivos, organizações e movimentos que executam o trabalho na ponta. Mas, à medida que os impactos mais graves da pandemia se dissipam, os investidores sociais privados sinalizam voltar aos antigos padrões de doação.

Em 2021, uma pesquisa preliminar conduzida pela PIPA mostrou que 90% das organizações  dos coletivos, movimentos e organizações de base favelada e periférica possuem barreiras para acessar financiamento e ⅓  dessas gerem menos de 5 mil reais ao ano. Nessa mesma pesquisa, 54% das iniciativas respondentes declararam que funcionam com fundos próprios da equipe. Dessas, 40% afirmam que o principal desafio da instituição é remunerar a equipe, que são as pessoas que transformam a realidade com as próprias mãos. Esse é um retrato que evidencia a precariedade e o sentido de urgência que perpassam a atuação dos coletivos, movimentos e organizações periféricas, os mesmos que contribuem para que ocorram pequenas revoluções cotidianamente em suas comunidades e territórios.

Acreditamos que para se alcançar a equidade racial e de gênero em nossa sociedade, é necessário compartilhar recursos e poder com quem cotidianamente produz impacto nos territórios mais desiguais do país. Juntos, investidores de impacto social e coletivos, movimentos e organizações de favelas e periferias podemos mudar a história do Brasil. 

Escrevemos esta carta aberta a partir de nossa própria experiência, como um convite aos colegas de fundações privadas e familiares, a empresas que impulsionam o impacto social, e à comunidade de doadores individuais, a repensarem suas políticas internas de construção, priorizando a contratação de perfis negros, periféricos, LGBTQIA+ e de mulheres para gerirem seus portfólios e estarem em cargos de gestão e direção, para tomarem a decisão sobre quem e quanto se pode investir na mudança efetiva. Além de impulsionar um modelo de doação e repasse de recursos que priorizem o fomento a iniciativas negras, periféricas e com recortes de gênero. 

Se fomos nós quem garantimos que as favelas e periferias pudessem comer e se proteger durante a pandemia, imaginem a transformação política, econômica e social que conseguiremos construir se recebermos recursos sustentáveis, flexíveis e de longo prazo, para além do momento pandêmico. É preciso que os investidores sociais privados e suas múltiplas organizações e empresas  finalmente vejam as favelas e periferias, a população negra, indígena, quilombola, povos do campo e da cidade, mulheres, LGBTQIA+, não apenas como beneficiárias, mas como protagonistas da mudança.

Acreditamos que é a hora de o investimento social privado e as organizações filantrópicas revisarem suas metodologias e escopos de atuação, desburocratizando os métodos de financiamento, aprofundando as relações de confiança com coletivos, organizações e movimentos favelados e periféricos e fazendo os recursos chegarem na ponta. Se nós queremos ter no Brasil uma filantropia que faça sentido e promova impactos concretos, é preciso colocar as favelas, em especial pessoas negras, mulheres e LGBTQIA+ e periféricas no centro das estratégias de transformação.

Nós somos as periferias que nos criaram. Estivemos à margem das cidades, dos direitos e dos recursos. Somos território, comunidade e cultura, feitos com o que os nossos tinham nas mãos. Somos a soma das diversidades que nos atravessam. Somos mulheres, negros e pobres, construindo realidades potentes, mas ainda extremamente desiguais. 

Não foi pouco o que criamos. Não esperamos as condições perfeitas para começar a agir. Mas queremos e podemos mais. Sabemos o que pode ser feito quando o dinheiro chega e fazemos juntos quando isso acontece. Por isso, queremos incentivar e democratizar a distribuição dos recursos, conectando a filantropia às favelas e periferias do Brasil. 

Nós somos realização coletiva. Voamos e te chamamos para a ação: os recursos precisam chegar onde a realidade acontece.

Convidamos você a erguer esta PIPA conosco, buscando reunir esforços para democratizar o futuro do país fomentando nossas próximas gerações.

APOIE ESSA INICIATIVA!

VAMOS JUNTOS DEMOCRATIZAR O ACESSO AO INVESTIMENTO PRIVADO NO BRASIL?

QUEM JÁ ASSINOU:

download (5) - Paulo Talarico.png
1BC9CC3E-C194-4EB5-B249-ABF880B2FC66 - AMaréVê.jpeg
82584BF8-F260-4EFA-90AD-8184A3EF9D90 - Brota Na laje.png
casa-logo-colorida (1).png
favela em desen sem fundo - Rennan Leta.png
log png - Gelson Henrique.png
VS2_07-2 - Su Souza.jpeg
Severin_s - Centro Cultural e Social Severinos.jpeg
Logo-Embarque----Preto (1) - Embarque No Direito.png
Captura de Tela 2022-06-23 às 17.13.02.png
extenso branco no preto - Joyce Lemos.png
FNG - Logo_colorida_fundopreto.1 - Silvia Mara Abreu.png
logo_frente_verde.png
#B Logo Horizontal Preta [Fundo Transparente] (2).png
Logo_GIFE_azul - rachel quintiliano.png
gris-logo-color1 - Gris Espaço Solidário.png
1_4vXZ0ded_LONjXGVp24QGA.png
CASA - Instituto CASA.png
imf_amarelo (3) (1) - Rafael Rezende.png
LABJACA_logos-05 - Thiago Nascimento.png
Logo Manda Notícias - Gisele Alexandre.jpeg
Captura de Tela 2022-06-23 às 16.46.41.png
logo_MND_preta - Beatriz Amparo.png
marca_neimfa_vert03 - Katarina Scervino.png
149276E1-950C-451C-9A48-E6BA2C008364 - Projeto BASE.jpeg
PEREGUM_transp-preto - Mariana Belmont.png
perifa-connection-cor - Jefferson Barbosa.png
1489B46C-2C5A-4ACD-8A6D-F94F8AD4D2C9 - Mariana Cavalcante.jpeg
ponteAponteLOGO - Cássio Aoqui.png
LOGO-REDE-DE-FILANTROPIA-AMVERMLAR - Graciela Hopstein.png
Captura de Tela 2022-06-23 às 17.03.39.png
inbound2596064803861922011 - Sargento Perifa.png
IMG-20220322-WA0012 - Fabyane Soares.jpeg
bottom of page