top of page
Buscar

PIPA no Nordeste - Caminhos, perspectivas e construções

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Murillo Aguiar - Pesquisador da região Nordeste


A democratização do investimento social privado no país é uma pauta importante no cenário brasileiro, hoje. A Iniciativa PIPA pôde trazer, com essa pesquisa, possibilidades de diálogos e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de investimentos para as cinco regiões do país.


A pesquisa da PIPA me proporcionou, enquanto pesquisador, a oportunidade de conhecer dezenas de projetos, associações e coletivos que investem esforços para a construção de um mundo melhor.

Por meio virtual e presencial, a pesquisa na Bahia, território em que mais imergi, percorreu todas as mesorregiões e áreas de identidade, registrando diversos grupos, coletivos, ONGs e associações que atuam nesses territórios periféricas por meio de projetos que, através do esporte, da arte e da educação atuam como dispositivos de transformação social.


Neste ano, nas cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, foi criada a Associação Movimento Hip Hop Vale do São Francisco, uma associação que une dois estados em prol da cultura Hip Hop no Sertão do São Francisco. A importância dessa ação se deu graças, também, à Iniciativa PIPA, pois ela foi referência de incentivo e fortalecimento da pluralidade e da coletividade de grupos periféricos enquanto protagonistas em seus espaços.


Ainda nas andanças proporcionadas pela pesquisa, conhecemos a Associação Cultural Beneficente Revolution Reggae, sediada em Conceição do Coité/BA, e a ONG Pé de Arte, Cultura e Educação, sediada em São Gonçalo dos Campos/BA, organizações em que realizamos uma pesquisa in loco para saber como se dá a estrutura organizacional de alguns projetos sociais no interior baiano.


As disputas de narrativas relativas às pautas de gênero, raça e classe social por espaço na agenda da filantropia brasileira é reflexo da constante luta para construção de espaços acessíveis e equitativos, e a Iniciativa PIPA é parte fundamental para a consolidação dessa construção.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page